
"...O que veio primeiro? A música ou a miséria? As pessoas se preocupam com crianças brincando com armas, vendo vídeos violentos, como se a cultura da violência fosse consumí-las. Mas ninguém se preocupa se estas crianças escutam milhares de canções sobre sofrimentos, rejeição, separação, perda, dor e miséria."
Com esta frase, Rob Gordon, personagem de John Cusack, abre o excelente filme Alta Fidelidade (Comédia Romantica) lançado em 2000, baseado no livro homônimo do escritor Nick Hornby(UK) lançado em 1995. Acaba de ser lançado, pela Editora Rocco "Julieta, Nua e crua", o útimo romance de Nick, que mistura novamente universo pop e o eterno embate entre os sexos.
Voltando ao filme, Rob, profundo conhecedor do universo da música pop, não consegue levar adiante seus relacionamentos amorosos. Após ser abandonado pela namorada Laura, ele decide fazer uma lista dos cinco maiores foras que levou na vida e vai procurar as envolvidas para tentar entender o que faz dele a pessoa mais rejeitada do mundo. Em Paralelo, vão sendo construidas outras histórias, seja dentro da loja de discos que Rob tem, ou nas ruas e bares de chicago, onde o se passa a história!
Pra mim, o filme vai ficando melhor a cada vez que é revisto. Já vi o filme mais de 15 vezes, tranquilamente! Sempre há uma cena, ou alguma música que não está na trilha sonora, e que não havia reparado; isso é fato. O que me seduz neste filme é o fato do protagonista falar diretamente com a camera, ou seja, atinge diretamente o telespectador. Acredito que me identifico com o filme por conta do mundo musical e claro, por conta dos dramas existênciais atras dos relacionamentos!
Outro momento ótimo de Alta Fidelidade são as listas "Top Five" que eles vão construindo durante o filme. São as 5 melhores músicas lado B, as 5 melhores musicas na hora do velório, as 5 melhores profissões e por ai vai...
Como falei antes, esta trilha sonora é muito diversificada e muito bem construida, a partir do universo pop. É obrigatória na estante, ou no mp3 (ninguém mais tá comprando cd mesmo...)
Enfim... Recomendo que assistam o filme! Eu até podia emprestar pra vocês, mas na primeira vez que emprestei, me ferrei; sumiu!
São Infinitas as possibilidades de listas "top five" pra montar! Eu deixo aqui o meu Top Five distribuido em 4 categorias que aprecio:
Filmes: Star Wars; Cidade de Deus; Alta Fidelidade; Curtindo a vida adoidado; Magnólia
Bandas: Led Zeppelin; The Cult; Stone Temple Pilots; The Smiths; Nação Zumbi
Lugares que ainda vou conhecer: Vancouver(Canadá); Ilhas phi phi (Tailândia); Santorini (Grécia); Praga (Rep. Tcheca); Perth (Austrália)
Livros: Memórias póstumas de Brás Cubas (M. Assis); A Mulher que escreveu a Biblia (Moacyr Scliar); Na Natureza Selvagem (Jon Krakauer); Noites Tropicais (Nelson Motta);A Sombra do Vento (Carlos ruiz Zafón)
Monte o seu Top five aí, ou comente por aqui!!!
É muito bom o Alta Fidelidade mesmo!
ResponderExcluirMas deve ter um engano aí, o livro existe em português.
http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/39642
Adoro o texto do Nick Hornby. E, se gostar de futebol, principalmente em épocas de copa do mundo, recomendo que leia o "Febre de Bola" dele. Mesmo estilo, tão bom quanto.
http://www.ruibittencourt.blog.br
Aprendi a cultura top five com um ex namorado que também adora esse filme, ele sempre me dizia que eu precisava ver Alta Fidelidade, mas acabei não assistindo até hoje. E agora me convenci. Vou assistir!
ResponderExcluirValeu Rui, obrigado pela dica...eu realmente não sabia que existia em portugues!! livro obrigatório..tanto faz também em inglês, o problema mesmo era o custo da importação. Abs
ResponderExcluirFilmes: Pulp Fiction, Os Doze Macacos, Clube da Luta, Seven e Silêncio dos Inocentes.
ResponderExcluirBandas: Ramones, Nirvana, Pearl Jam, Sonic Youth e Nação Zumbi
Lugares que ainda vou conhecer: Seattle, Gramado, Lençóis Maranhenses, Ilha do Campeche e dar a volta no morro que separa a Praia dos Ingleses da Praia do Santinho.
Livros: Na Natureza Selvagem, Mais Pesado que o Céu, Biografia do Jimi Hendrix, O Vendedor de Sonhos e a Bíblia.
isso aí brunelson...me chama nessa volta do morro. vou com vc!
ResponderExcluir