Hoje, dia 08/06, faz exatamente 35 anos, desde o primeiro grande show do Talking heads, onde eles abriram pro Ramones em NY. O Talking Heads fez a sua criação com a mistura do punk, rock, pop, funk, intelectualismo, e no final da carreira, com a world music. Desde 1978 o grupo trabalhou com Brian Enno, produtor musical de grande competência e que posteriormente trabalhou com U2 em diversos álbuns.
Em 1983, a banda lança o disco "Speaking in Tongues", com singles entrando diretamente entre os top 10 americanos. Deste disco, nasceu uma das melhores turnês de rock da história (Stop making sense), que inclusive gerou um documentário, dirigido por Jonathan Demme, que mais tarde ganharia o oscar com o filme "O Silêncio dos inocentes".
A Banda lançou outros discos, menos expressivos e alguns hits; um deles "Radiohead" deu nome a banda liderada por Thom yorke - Radiohead.
A banda terminou em 1991 e David Byrne, líder da banda, continuou em carreira solo tendo sempre uma veia experimental como vetor de suas composições. Byrne aprecia bastante nosso país, tem casa por aqui e já fez parcerias com alguns artistas brasileiros (Tom Zé, Caetano Veloso).
Ano passado, David Byrne lançou um livro que vem bem a calhar (Diários de Bicicleta), numa época em que grandes cidades não suportam mais veículos motorizados, e a poluição gerada por eles. Trata-se de sua experiência sobre duas rodas onde, com sua bicicleta, conseguiu conhecer melhor cidades como Berlim, Buenos Aires, San Francisco, São Paulo, Manila, Istambul, entre outras, ampliando a percepção dos ritmos locais e características de cada uma delas.
A seguir, uma das primeiras composições e também a mais conhecida da banda, durante a turnê Stop Making Sense.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir