domingo, 6 de junho de 2010

Snacks com jeitinho Brasileiro

O Pastel, ao contrário do que muitos pensam (eu também pensava) não é de origem Americano "snacks" ou japônes "gyosa", como muitos afirmam; nem dos bolinhos primavera chineses não... Nós, Brasileiros somos um povo criativo. Fato. Então chego a conclusão que o pastel é fruto da criatividade do Brasileiro, associada à nossa diversidade culinária que, só um país tropical com a nossa "malandragem" poderia possuir. Sua massa exclusiva, é a única que possui a cachaça. (mais malandragem que isso...)

O chef Sergio Arno, dono da rede de restaurantes La Pasta Gialla, garante que utilizar cachaça na massa é o segredo para conseguir pasteis sequinhos e crocantes. Esta dica eu peguei no livro "Segredos de Chefs".


Mais uma vez, eu coloco aqui no blog, um prato que dificilmente se come sozinho. Pra mim, pastel combina com turma...e no inverno é muito bom este prato. Confira à seguir, como fazer massa para 20 pastéis.

1º Passo: Separe os ingredientes!
Para fazer cerca de 20 pastéis pequenos, você vai precisar de 150 ml de água gelada, 1/4 de xícara (chá) de óleo de milho, 1 ovo, 3 colheres (sopa) de cachaça e 1/2 kg de farinha.

2º Passo:
Numa tigela, coloque a água gelada, o óleo, o ovo levemente batido e a cachaça. Despeje tudo sobre a farinha e amasse até obter uma massa lisa e homogênea.

3º Passo:
Passe a massa pelo cilindro da máquina de macarrão. Se você fizer com o rolo, cerca de 10 minutos pra deixar a massa no ponto (bem fina). Em seguida, faça tiras retangulares de massa; separe-as com filme de PVC, leve à geladeira e deixe até o dia seguinte.

4º Passo:
No dia seguinte, retire a massa da geladeira e descarte os pedaços de filme. A assa está pronta para ser usada.

Esta versão serve tanto para pastéis doces e salgados.

Fiz hoje no final da tarde pra acompanhar o café em família...Pastel de Nutella! Cortando a massa em quadrados pequenos (10cm x 10cm) e uma colher de nutella. Simples. Dá ainda pra acrescentar banana cortada em pequenas tiras! Aquele esquema do fósforo no óleo e voilá!

Depois de prontos, polvilhar com açucar e canela em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário